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Foto do escritorViviane Ribeiro

Vídeos no LinkedIn: Será que faz Sentido?

O LinkedIn, reconhecido por seu foco em networking profissional e geração de negócios, tem se aprimorado continuamente para atender às necessidades de seus usuários. Uma das tendências que ganhou força na plataforma nos últimos anos é o uso de vídeos. No entanto, surge uma pergunta: será que faz sentido investir em vídeos no LinkedIn?


Para entendermos melhor essa proposta precisamos nos basear em alguns dados para saber se realmente faz sentido.




De acordo com a Cisco , o conteúdo em vídeo representará 82% de todo o tráfego da internet até 2025. Essa tendência é oferecida também no LinkedIn, onde o engajamento com vídeos vem crescendo significativamente. Um estudo divulgado pela própria plataforma mostra que os vídeos têm 20 vezes mais chances de serem compartilhados do que qualquer outro tipo de conteúdo. Isso deve ao fato de que o vídeo, por sua natureza visual e envolvente, facilite a transmissão de mensagens complexas de maneira mais simples e direta.


O estudo feito pela Rival IQ 2024 mostra que o melhor formato para taxa de engajamento é o documento que lidera o ranking com uma taxa de engajamento de 18,2%, já o vídeo que é a nova proposta do LinkedIn está em 5º lugar do ranking com uma taxa de engajamento de 4,1%, na frente apenas do texto que engaja 3,2%.


Quem utiliza a plataforma a muito tempo sabe que os dados acima são bem consistente, pois o público da plataforma já se habituou com esses formatos. Há um tempo atrás a plataforma implementou os stories que não teve uma boa aderência e foi descontinuado em 30 de setembro de 2021, já com uma ideia de implementar o formato de vídeo vertical. com a expectativa de mais gerar mais alcance.


Já segundo uma pesquisa da LinkedIn Marketing Solutions, os usuários do LinkedIn gastaram quase três vezes mais tempo assistindo a vídeos patrocinados do que com outros tipos de conteúdo.


Além disso, o uso de vídeos em campanhas de marketing no LinkedIn resulta em 30% mais engajamento em comparação com anúncios de texto ou imagem. Isso faz com que o formato seja uma excelente escolha para empresas e profissionais que desejam aumentar sua visibilidade, gerar leads ou promover sua marca pessoal.


Como Criar Vídeos Efetivos no LinkedIn

Para que os vídeos tenham impacto no LinkedIn, é essencial seguir algumas boas práticas:

  • Conteúdo Relevante : Vídeos informativos e relevantes para o público-alvo. Pense em temas que agreguem valor, como insights de mercado, dicas profissionais, inovações no setor ou depoimentos de clientes.

  • Objetividade : Vídeos no LinkedIn não precisam ser longos. Na verdade, vídeos mais curtos, com duração de 1 a 2 minutos, tendem a ter melhor desempenho. O importante é transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva.

  • Autenticidade : As pessoas valorizam a danos no LinkedIn. Não é necessário um vídeo superproduzido. Às vezes, um vídeo gravado com um celular, de maneira espontânea e sincera, pode gerar mais impacto do que uma produção profissional.


O uso de vídeos no LinkedIn faz sentido, para suas campanhas de marketing e para tentar manter a atenção do público mais tempo na plataforma, pois segundo pesquisa da Data AI Intelligence 2024 o tempo gasto dos brasileiros no LinkedIn é de no máximo 54 minutos por mês, ou seja, o menor tempo de todas as redes sociais. O líder do ranking é o Tiktok com 30 horas/mês.


Visto todos esses dados, chagamos a conclusão de que a aposta da plataforma é aumentar o número de vídeos patrocinados e ampliar o tempo do usuário na plataforma. Contudo, precisamos sempre ter a ciência de que para cada tipo de negócio existe suas particularidades, pois o público varia de acordo com o segmento de negócio. A melhor forma de saber se esse novo formato funciona para o seu negócio é testando e analisando os dados da sua audiência.




E aí, qual é a sua opinião a respeito?

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