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Por que Contratar uma Consultoria em Marketing Digital?

Atualizado: 30 de jul. de 2022

O cenário mercadológico está em constante transformação digital, e com essa evolução o consumidor, seja ele de qualquer segmento, também acompanha essa evolução.




A internet se transformou em uma biblioteca infinita de informações, mas é preciso tomar cuidado quando estamos falando do futuro do seu negócio.


Hoje qualquer um se acha um especialista, por ter acesso a esse vasto conhecimento disponível, porém, sabemos que na prática, isso é não é verdade. Você investe e não consegue chegar aos resultados esperados, porque falta em você a expertise necessária para isso.


Faço um alerta aos "gurus" que prometem sucesso e lucro certo e rápido, esse crescimento acontece sim, mas é gradativo, trabalhoso, com muito conhecimento, investimento, ferramentas e dedicação.


Se você não consegue atingir os resultados. Está perdido sem saber por onde começar. Faz e não sabe se está no caminho certo, continue lendo esse artigo para ver a importância de contratar um profissional especializado.


O que é uma Consultoria em Marketing Digital?


Uma consultoria, visa diagnosticar a causa raiz dos problemas da sua empresa, bem como, identificar as oportunidades de vendas e redução de custos operacionais da área, criando as estratégias certas para você alcançar seus objetivos de negócio.


Por que contratar uma Consultoria em Marketing Digital?


Um especialista da área de Marketing Digital possui um conhecimento vasto, além da sua experiência com as ferramentas necessárias para atingir os resultados desejados.


  • Aumentar a visibilidade da empresa

  • Fortalecer a marca

  • Estratégias de marketing sobre uma nova visão

  • Analisar a Concorrência

  • Focar na experiência do cliente

  • Aumentar as conversões

  • Gerar negócios

  • Reduzir investimento inapropriados


Qual o papel do Consultor(a) em Marketing Digital?


O papel do Consultor(a), funciona como um médico para sua empresa. Seu primeiro passo de uma consultoria, é ouvir a dor, as queixas e os sintomas do seu cliente.


Como especialista da área, após a coleta de informações, ele(a) vai examinar o seu negócio, para identificar a causa raiz dos seus problemas.


A partir daí, apresentará um plano de negócios, que será aplicado dentro de um determinado tempo para corrigir as falhas e aproveitar as oportunidades desconhecidas.


Como funciona uma Consultoria em Marketing Digital?


Como qualquer outra consultoria, funciona com o aconselhamento de melhorias, através de ações por parte da empresa visando alcançar os resultados desejados.


A consultoria segue as seguintes etapas:

  1. Diagnóstico completos da ações da empresa

    1. Descobrir o grau de maturidade da empresa

    2. Conhecimento do nível de desempenho das áreas do negócio

    3. Identificar o que o cliente deseja e comparar com que pode ser realidade para ele(a).

  2. Análise e planejamento

    1. Analisar os dados do mercado, do público, dos canais, das campanhas, dos concorrentes e tendências

    2. Identificar as mudanças necessárias, com ferramentas, investimentos, treinamento de pessoal, melhoria nos processos, etc.

    3. Criar um plano de negócio estratégico para os resultados esperados.

  3. Definir os próximos passos

    1. Criar forma para mensurar os resultados

    2. Acompanhar o desenvolvimento

    3. Mensurar os resultados

O que envolve uma Consultoria de Marketing Digital?


Para você entender tudo que o profissional irá analisar durante a consultoria, segue as principais frentes de atuação do Marketing Digital:

  • SEO do Site

  • Redes Sociais

  • Canais de Tráfego

  • Análise do Negócio

  • Análise dos Concorrentes

  • Análise do Consumidor

  • Campanhas Patrocinadas

  • E-mail Marketing

  • UX - Experiência do Usuário

  • Branding

  • Ferramentas

Quando é necessário contratar um Consultor em Marketing Digital?


Quando a empresa ou empreendedor sente dificuldade de analisar o seu negócio ou de identificar quais são os próximos passos a seguir.


Algumas das dúvidas recorrentes dos clientes, mas que podem ser resolvidas pelo consultor:


  • Preciso está em todas as redes sociais?

  • Preciso de um CRM?

  • Quando separar para o orçamento de marketing?

  • Como estabelecer metas?

  • Como integrar equipe de marketing e vendas?

  • O que faço para gerar leads?

  • O que faço para criar engajamento com meu público?

  • Como faço para vender mais?

  • Como manter meu cliente ativo?

  • Como atrair mais pessoas para o meu site?

  • Como converto leads em vendas?

  • Que ferramentas posso utilizar com custos menores?

  • Preciso gerar conteúdo?

  • Quanto tempo consigo alcançar resultados?


Quais são os benefícios de contratar um Consultor(a) em Marketing Digital?


  • Diagnóstico preciso e visão do mercado

  • Planejamento Estratégico bem definido

  • Aplicação do investimento no caminho certo

  • Trabalho de otimização para a equipe

  • Processos alinhados e comunicação eficiente

Quanto custa uma Consultoria em Marketing Digital?


O custo de consultoria varia de acordo com a demanda diagnosticada de cada empresa, o consultor cobra por horas trabalhadas para alinhamento completo do planejamento estratégico. Ele(a) sabe exatamente onde terá que depositar mais esforços para trazer soluções desejadas pelo contratante.


O que não esperar de uma Consultoria em Marketing Digital?


  • O consultor(a) não é uma agência de marketing

    • O trabalho de consultoria é focado nos seus objetivos, e no foco estratégico, o consultor vai traçar um norte para você seguir através do que ele(a) identificar como solução pertinente para o seu objetivo de negócio.

    • Uma agência faz o briefing e executa, ela não vai diagnosticar, analisar e propor melhorias internas.

  • Ele(a) não executará as suas atividades

    • A parte operacional e de execução é feito pelo um time de marketing de sua empresa, por uma agência, ou por serviços oferecido a parte da consultoria.

    • O consultor sugere os próximos passos, indica alternativa, ferramentas e melhorias.

  • Não ficará disponível todo tempo

    • A consultoria é determina por alguns encontros entre o consultor e a empresa para alinhamento de informações, todo diagnóstico, análise e planejamento é feito pelo o consultor.

    • Esses encontros são estabelecidos no momento da contratação, alguns pré-estabelecem em 3 encontros, eu gosto de analisar caso a caso.













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