Quando se fala em focar, eu consigo vê o tamanho da importância dessa palavra para o desenvolvimento da sua marca pessoal, no mesmo momento em que já me deparei com inúmeras dúvidas, como certamente você está, para decidir uma direção a seguir.
Sempre tive essa dificuldade por gostar de inúmeras coisas diferentes, e sempre tentava conciliar todas elas para vê qual que daria certo, mas a verdade é que quando não focamos, deixamos de trabalhar a nossa marca e ficamos o tempo todo tentando dar conta de algo, o que posso afirmar, causa esgotamento.
Existem muitos profissionais como você no mercado, mas qual de fato é o seu diferencial? O que você consegue agregar que os outros não conseguem?
Você não pode ser tudo para todos. Arthur Bender
Cada vez mais as pessoas buscam por especialistas, se tiver que seguir 5 profissionais de marketing digital especialistas é melhor do que seguir um que fala de tudo, se pensar bem, vai mais a fundo aquele que se dedica há uma só área.
Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece e não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. Sun Tzu
Para focar no objetivo da sua marca pessoal é muito importante conhecer seus pontos fortes e suas fraquezas. Não importa o seu momento de carreira, se você nunca parou para pensar nisso, essa é a hora de listar e analisar.
Parece simples, mas não é. Quem aqui já não ficou com cara de paisagem em uma entrevista na hora de falar sobre suas qualidades e defeitos e conseguiu argumentar sobre elas?
Traçar um norte para sua carreira profissional é a parte mais frágil, pois mesmo depois de definir, você ainda ficará com dúvidas se é esse mesmo o foco a seguir. Algumas pessoas mesmo depois desse processo só consegue enxergar o caminho durante o processo.
No filme "Coco Antes de Chanel" mostra a dificuldade de uma mulher em perceber o foco que ela quer para carreira dela, ela sabe que quer ir longe, sabe que pensa diferente das mulheres da época dela, mas tropeça em algumas escolhas, até enxergar o óbvio, super recomendo vê, tem no You Tube.
As pesquisas mostra que estamos sempre superestimando nossas potencialidades e capacidades, o que dificulta nossa visão de onde realmente devemos focar. Porém, o maior erro é ficar na inércia de nunca tentar nada e de não estabelecer um foco.
Quando você estabelece um foco, consegue também segmentar o seu público, determinar um nicho de mercado e isso faz com que suas estratégias de conteúdo e propósito de marca fiquem mais claros para serem percebidos da forma com que você deseja.
O momento é esse, não perca mais tempo, esse pode ser o destino falando para você, pare, reflita sobre sua careira. O que eu tenho? O que eu quero? Do que eu gosto? Como faria diferentes das outras pessoas?
O processo entre a decisão e o caminho nem sempre é curto como pinta os gurus por aí, mas se você quiser fazer a diferença na sua vida precisa sempre de um ponto de partida, de planejamento e de metas para seguir.
Comments