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Foto do escritorViviane Ribeiro

O Poder das Cores para Marca Pessoal

As cores estão relacionadas no nosso dia a dia e nos envolve consciente e inconscientemente em nossas decisões.


Há significado na relação das cores com uma sociedade, cultura, marca e uma linguagem que gera sensações na percepção das pessoas. Dependendo do País uma mesma cor pode ter significados diferentes, por exemplo: na China e no Japão o luto é representado pela cor branca, no ocidente é relacionado a cor preta.


As tendências do mercado podem modificar a relação das cores e desenvolver uma nova associação para uma marca. A percepção do consumidor com relação as cores de uma marca está ligado ao que ela faz eles sentirem com sua composição e a memória que o público tem sobre elas.


A cor invoca uma percepção psicológica que causará uma reação positiva ou negativa, mesmo que as pessoas não saibam o motivo das suas reações.

  • Preto - representa luxuoso, elegante e exalta o poder.

  • Amarelo - é uma cor alegre e estimulante, especialmente em seus tons mais vibrantes.

  • Laranja - Cor quente que transmite entusiasmo, criatividade e jovialidade. Também é usada para alertas e na ativação do sentido de urgência.

  • Azul - Cor muito utilizada em materiais corporativos por transmitir credibilidade, também pode ser considerada uma opção conservadora. Uma cor mais harmoniosa.

  • Violeta - Os tons mais fechados e escuros transmitem feminilidade e sofisticação, enquanto as tonalidades que se aproximam do lilás são mais infantis e alegres.

  • Vermelho - Cor intensa e energética, que pode tanto ser associada ao romantismo e paixão, quanto à agressividade e perigo. Além de despertar o apetite.

  • Verde - Refrescância, tranquilidade, renovação, saúde e naturalidade são as principais sensações ativadas pelo verde. Em seus tons mais escuros, a cor é percebida como símbolo de riqueza, solidez e sorte.

  • Cinza ou prata - transmite tranquilidade, neutralidade e calma.

  • Roxo - representa místico, realeza, nobreza, abundância e imaginação.



Ao escolher a cor para sua marca, você deve levar em consideração muito mais do que seu gosto pessoal, e sim, da percepção de seu público-alvo. Por isso, vale a pena entender a fundo qual a influência da escolha das cores para o sucesso de uma campanha de marketing para sua marca.






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