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Foto do escritorViviane Ribeiro

O Composto de Marketing ainda é relevante?

Estamos na era da tecnologia, porém alguns conceitos ainda ajudam a compor a estrutura de um bom plano de marketing.




Se você acha que fazer marketing hoje é somente criar um perfil em uma rede social, você está enganado.

Marketing é um processo administrativo que busca satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores melhor que seus concorrentes e ainda trazer lucratividade para a empresa. Seu objetivo é criar estratégias que façam o produto ser atrativo para o consumidor, agregando valor, criando relacionamento entre a empresa e o cliente.


As estratégias de Marketing são fundamentadas em 4 variáveis. Para alguns autores elas podem ser chamadas de Composto de Marketing, Mix de Marketing ou os 4 P’s do Marketing, ambos tratam do mesmo conceito que são essenciais em qualquer planejamento de Marketing.


Até mesmo para decidir em que canais a sua empresa deve se fazer presente, você precisa de um bom planejamento. Analisar as variáveis prever cenários também são importantes para o sucesso do negócio. É óbvio que com as mudanças tecnológicas o comportamento do consumidor muda, mas você não consegue definir nada sem esse composto.


PRODUTO (Product) - é algo que pode ser oferecido para atender uma necessidade ou satisfazer um desejo. O produto não necessariamente trata-se de um bem tangível, ele pode ser um serviço, evento, ideia, lugar, pessoa, etc.

Para elaborar um planejamento adequado, é preciso conhecer a fundo o produto no qual será feita a campanha. Identificar as características, benefícios, atrativos e como ele irá suprir uma necessidade melhor do que outros produtos semelhantes disponíveis no mercado.


Existem três níveis para o produto: o primeiro é o núcleo, onde deve ser focado o benefício central do que se pretende vender. O segundo nível trata-se de básico, algo além para que seja mais atrativo, como embalagem, qualidade, marca e design. O terceiro nível a ser pensado é no que virá depois que o produto for comprado, um produto ampliado, como por exemplo, uma extensão de linha, um pós-venda, garantia, etc.


PREÇO (Price) - é a quantia paga pelo produto, logo pelo benefício e valor recebido pelo cliente. O preço é soma de todos os valores obtidos pelo o benefício. Esse item é o único que poderá trazer a receita e por isso deve ser bem estudado e planejado para que seja lucrativo para empresa e não seja maior que o benefício ofertado para o cliente.

Uma das coisas mais importante do preço é a percepção do valor para o cliente, é importante identificar que para o cliente o produto tenha o preço que ele identifique como justo em cima do valor que ele consegue perceber ao consumi-lo. Logo o preço deve ser considerado em conjunto com as outras variáveis do mix de marketing.


PRAÇA (Placement)- está diretamente ligado aos canais de distribuição do produto. Tudo que estiver envolvido em questão de logística do produto, desde sua fabricação até que seja entregue nas mãos do cliente. O planejamento e negociações que envolverão os fornecedores e distribuidores do produto devem ser estruturados e um relacionamento deve ser mantido para que nada ocorra de errado na transação.


Os canais que serão utilizados no processo irão depender do produto/serviço que será ofertado. A entrega final dependerá do relacionamento da empresa com esses fornecedores e distribuidores. O tempo e a análise dos riscos devem ser bem planejados, pois um atraso causará impacto nas estratégias.


PROMOÇÃO (Promotion) – é a utilização de toda comunicação do produto de forma persuasiva para que o cliente consiga identificar o valor e opte em efetivar a aquisição do produto/serviço.


Dentro dessa estratégia estão a propaganda, relações públicas, venda pessoal, marketing direto, promoção de vendas. Todos os canais de comunicação devem está integrados e focados com o mesmo objetivo e transparência para o cliente.


Essas estratégias são definidas com base no produto, comportamento do consumidor e concorrentes. A mensagem não pode ter ruídos, o cliente precisa perceber através da comunicação que ao consumir aquele produto poderá encontrar aquele benefício.


Uma comunicação de forma apenas persuadir o consumidor sem que os benefícios sejam realmente os utilizados na comunicação podem acabar com a imagem do produto e até enfraquecer a marca.


Tendo conhecimento do Composto de Marketing, já é possível montar um planejamento básico e com ele é possível ter uma ideia central sobre seu produto/serviço.

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