Se você se interessou por esse artigo, provavelmente está em busca de #recolocação no mercado, ou por está trabalhando no momento, mas com aquela sensação de insatisfação profissional, que claro, muitos de nós já vivenciou ao longo da nossa carreira.
Primeiramente vamos desmistificar a relação do LinkedIn com um site de empregos e com a suposição de ter currículo em formato digital. Essa plataforma vai muito mais além e pode lhe fornecer muito mais valor agregado do que você pode imaginar.
É necessário tirar da sua mente essa ideia fixa de entrar na plataforma apenas para consultar vagas e se candidatar a elas. Não é essa a ideia por aqui e provavelmente não será ela que fará você se recolocar no mercado ou atingir o seu objetivo de carreira.
Em minhas mentorias a primeira pergunta é: "qual o seu objetivo de carreira?" Acredite, as respostas não fazem muito sentido com o que as pessoas de fato desejam, logo percebi que um objetivo mal definido não trás resultados satisfatórios, pois você depositará seus esforços nos lugares, meios e ferramentas erradas.
Para entender melhor vou lhe dar algumas razões para mudar o seu foco, na hora de buscar uma oportunidade de #emprego:
Currículo - o seu currículo é um documento estático, o LinkedIn é uma rede social, o que se subentende que deve ser interativa, ou seja, é necessários socializar com as pessoas da sua rede.
Construção da marca - para ter um perfil alinhado com seus objetivos profissionais, é necessário a construção da sua marca pessoal. Ninguém conhece você melhor do que você mesmo. Para vender uma imagem, é necessário se conhecer e definir como será a percepção das pessoas sobre você.
Networking - ninguém consegue nada sozinho nessa vida, e as pessoas que conseguem gerar uma rede forte de contatos ativa, geralmente aumenta as suas chances de oportunidades. 60% das pessoas que buscam emprego, encontram sua oportunidade através de networking, ou seja, por indicação de alguém.
Credibilidade - Dizer que você é bom em algo é fácil, mas mostrar que sabe fazer é o que causa impacto.
Exemplo: Quando digo que sou boa em negociação e paro por aí, me igualo a milhares de pessoas que diz o mesmo, mas quando gero conteúdos de forma contínua na minha rede dando dicas sobre as melhores formas de negociar e quebrar objeções, estou dando mais credibilidade para uma #competência que afirmo que tenho.
Capacidade para ser encontrado - acredito que seja esse o objetivo de quem busca uma oportunidade, ser notado pelos recrutadores. Então, é necessário ter um perfil otimizado por palavras-chave que link a sua atividade profissional com a vaga que você está buscando no mercado.
Amplitude geográfica - no LinkedIn você consegue ampliar as suas chances para diversos locais diferentes e não ficar apenas condicionado a sua cidade, com o home office e trabalho hibrido, essa opção se tornou essencial para aumentar o leque de oportunidades. Você consegue inserir até 5 cidades
Alerta de procura - no LinkedIn você consegue dizer aos recrutadores que busca uma oportunidade até mesmo quando não se candidatou para uma vaga. Você pode escolher até 5 cargos que deseja ocupar e pode sinalizar a sua rede com o selo Open To Work.
Para conseguir oportunidades é necessário trabalhar no mínimo 1 hora por dia no seu perfil focando em se tornar relevante para sua rede de contatos.
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