Quando falamos em leads é possível atribuir pontuação na ferramenta de automação de marketing digital para poder qualificar sua base, deixando ela cada vez mais segmentada com o perfil do seu cliente.
LEAD SCORING – é uma técnica de pontuação de Leads utilizada para identificar aqueles que estão mais preparados para a compra, qualificando e priorizando automaticamente ou manualmente. Geralmente, a classificação dos Leads vem de duas pontuações: perfil (dados como cargo e segmento) e interesse (informações como acessos e conteúdo consumido).
PERFIL - são as informações sobre a Persona do seu lead.
Quanto maior a pontuação de engajamento do seu lead, maior será a semelhança com o perfil desejado, logo mais qualificado será esse lead.
Propriedades de interesse – serve para que você dê notas aos campos preenchidos pelos leads para que ele se qualifique na tabela de pontuação para gerar uma qualificação.
· A – 10 - 7,5
· B – 7,4 - 5,0
· C – 4,9 - 2,5
· D – 2,4 - 0,0
Determinar os campos para definir perfil:
Campo A por exemplo é igual a 100% - se tenho 3 campos que determinam essa qualificação, cada campo determinado corresponde a 33%.
Se o lead responde os três campos ele ganha 10 pontos.
Cada campo que você adiciona, você perde 10% na sua conversão dos formulários.
Tente utilizar no máximo três campos no lead scoring.
Ex.: Formação, Cargo, Cidade
Outra forma de gerar pontuação é através do acesso as páginas do seu site por meio de um código de rastreamento é possível saber quantas páginas seu lead visitou e pontuar no lead scoring essa interação
ENGAJAMENTO - São as informações de interação com os materiais fornecidos dentro do seu fluxo de automação que vão somando pontos para o seu lead.
LEAD TRACKING - permite que você monitore as páginas mais importantes do seu site e interaja de forma personalizada com seus leads. Você consegue descobrir, por exemplo, quando seus leads visitam suas páginas, quais páginas eles estão acessando e no que estão interessados, desde a primeira visita.
No Lead Tracking você consegue fazer três direcionamento, quando o mesmo atingir a pontuação.
· Enviar e-mail para o lead - Você consegue segmentar sua base através da interação do Lead Tracking para que ele receba campanhas específicas de acordo com a manifestação de seus interesses nas páginas e conteúdo.
· Enviar para equipe de vendas - Com o código de monitoramento instalado nas páginas do seu site, é possível acompanhar as atividades realizadas pelos leads, mesmo que ainda não tenha levantado a mão em uma conversão. Por exemplo: se ele visualiza uma página de preço.
· Enviar para um fluxo de automação - você pode encaminhar um lead que interagiu com uma determinada página para que ele entre em um fluxo no qual ele consiga obter as respostas que procura.
Toda essa pontuação e trabalho para definir essas estratégias farão com que sua base tenha mais leads qualificados e sua equipe de vendas tenha maiores chances de conquistar um bom cliente.
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