Antes do digital era possível definir a personalidade de uma marca e criar estratégias para que a percepção do consumidor pudesse ser a mesma, porém hoje com o digital, essa estratégia pode "ir por água abaixo", uma vez que mão de direção da comunicação, deixou de ser de via única, para uma via de mão dupla.
Temos agora nesse novo cenário a análise e interação da opinião dos consumidores sobre todas as ações de conhecimento público sobre a marca. Logo, a marca deixa de ser aquilo que você afirma para o público e passa ser a soma de tudo que falam sobre ela dentro e fora do ambiente digital.
As mídias sociais possibilitaram que o consumidor possa ter voz sobre a representação da empresa sobre a qualidade dos produtos/serviços, atendimento, entrega, atitudes, responsabilidades sociais, ética corporativa, relacionamento com clientes e funcionários e tudo que a compõem na sua associação a marca.
A capacidade do público de engajar com a marca, gerou para as organizações uma série de preocupações com a forma com que o seu cliente potencial possa perceber os valores da sua marca no ambiente digital.
A soma de todas as experiências do indivíduo com uma marca é chamada de Digital Branding.
Quando pensamos na presença da marca no digital, precisamos ter em mente que deve haver uma coerência da identidade da marca, percepção, valores, voz, comunicação, essência, desenvolvimento dos seus produtos e canais de comunicação de distribuição.
Avaliando tudo que vimos até aqui, podemos perceber fazendo uma avaliação do contexto geral das mídias sociais, que muitas das falhas encontradas em grandes marcas, está na rápida evolução do digital, comparado com o ritmo lento das empresas de entender a importância de desenvolver seus processos, serviços/produtos, pessoal e estratégias para alcançar a expectativa dos clientes.
É importante que as empresas utilizem também métricas para mensurar a percepção dos clientes para com a sua marca.
O que levou o cliente a comprar?
O que o fez desistir?
O que o fez indicar?
O que o fez recomprar?
Que motivos fez ele comentar negativamente?
e por aí vai...
O Digital Branding é uma realidade para a gestão das marcas e deve ser dado a devida importância, pois a proporção de alcance da marca no digital pode transformar os resultados de uma empresa, pessoa ou negócio.
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