Antes de entra de fato no processo de criação do fluxo, vamos definir alguns conceitos para entender melhor a automação de marketing.
A AUTOMAÇÃO DE MARKETING é você utilizar uma ferramenta para otimizar seus processos de marketing e qualificar os leads para a sua equipe de vendas.
LEAD é o nome dado ao interessado que efetiva um cadastro e passa a fazer parte da sua base de dados.
LANDING PAGE - é uma página da web associada ao seu site utilizada para capturar informações através de um formulário, onde geralmente o lead preenche com a intenção de obter um benefício (ebook, infográfico, acesso para uma plataforma etc.), contato, ou inscrição em algum evento.
FLUXO DE AUTOMAÇÃO - é quando você determina um caminho que o seu lead irá percorrer através de interações com o seu site, e-mails e suas landing pages.
Processo de Automação de Marketing:
Existe todo um trabalho que o profissional de marketing deve executar dentro da ferramenta para criar os fluxos de automação.
1. Defina suas estratégias e métricas – quais são os objetivos que você pretende atingir utilizando essa ferramenta? Que informações pretende extrair? Que campanhas irá trabalhar?
2. Escolha uma ferramenta para trabalhar sua automação – RD Station Marketing, HUB Spot, Active Campaing, Salesforce, Lahar, Lead Lovers).
3. Defina quais são os canais de tráfego que você vai trabalhar – Site, Redes Sociais, WhatsApp, E-mail, Presencial, Telefone, Parceiro, etc.).
4. Defina sua persona antes de começar a estabelecer os fluxos – que tipo de perfil desejo atrair para minha base de clientes.
5. Determine qual a jornada de percurso do seu cliente – quais são as etapas que o lead precisa percorrer para consumir meu produto.
6. Determine quais campos deverá captar nos formulários para segmentar seus leads - que informação é primordial para ser um bom lead.
7. Crie landing pages para captação das informações e entrega de materiais e ofertas – que páginas preciso criar para usar como ferramenta de busca de campos de segmentação e atração de leads.
8. Estabeleça gatilhos para atrair o lead para o seu fluxo de nutrição - que iscas vou fazer para atrair o lead para o meu fluxo de automação.
9. Defina qual a interação que o lead deve realizar em cada etapa – que ação o lead deve efetuar para seguir para a próxima etapa.
10. Defina quais conteúdos o lead deve consumir em cada etapa – que tipo de conteúdo é pertinente para que o lead identifique a sua dor e que conteúdo devo apresentar como solução.
11. Desenhe seu fluxo de automação – qual será esse caminho e que etapas ele vai seguir até virar um lead qualificado.
12. Determine a pontuação para o lead scoring – que pontuação eu vou atribuir para os meus leads.
13. Teste seus fluxos – faça um teste de percurso pelo fluxo antes de iniciar o seu processo em diferentes cenários.
14. Meça a eficiência das campanhas – analise suas campanhas de e-mail e os e-mails do seu fluxo, se não estiver acontecendo interação há algo errado no processo.
15. Faça manutenções contínuas – único jeito de melhorar é analisar, observe, ajustar e melhorar.
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