Se tudo ao seu redor muda, porque você acha que as mesmas estratégias que você usa há anos trará resultados?
Algumas empresas insistem em fazer mais do mesmo, quando o mercado está girando e evoluindo na mesma velocidade com que as pessoas estão se adaptando a novos cenários. É preciso, conhecer novos caminhos, novas metodologias, e novas formas de se comunicar com os consumidores.
O consumidor não é só aquele que irá adquirir o seu produto, ele é aquele que tem "voz" dentro do seu negócio. O que ele pensa a respeito da sua empresa, da sua marca, do seu produto ou serviço pode ser compartilhado com todos aqueles que estão dentro de um círculo social. Então, como atrair o novo consumidor?
O novo consumidor é atraído pela autenticidade, eles anseiam por possuir e experimentar o autêntico, o novo e o diferenciado. Eles buscam por produtos e serviços que valorizem o seu dinheiro, apresentando qualidade superior, transmitindo confiança, humanidade e credibilidade, o que faz parecer que seu investimento rendeu para ele valor agregado.
" Só as empresas autênticas estão se mantendo. Se as pessoas acreditam que compartilham valores com uma empresa, permanecerão fiéis à marca." Howard Schultz, Starbucks
Escolhi essa frase do Howard Schultz, pois, a Starbucks é uma case de sucesso que experimentou algo com autenticidade, e resolveu estruturar um negócio de sucesso pautado na forma com que um balconista de Milão fez e serviu o seu café. ele focou em um conceito diferenciado e assegurou que o trabalho fosse feito com a mesma perfeição, que ele experimentou, o resultado foi o sucesso que hoje é a Sturbucks.
O que estão fazendo as Startups de tão diferente que estão ganhando cada vez mais espaço em diversos segmentos? Estão inovando, melhorando processos, destruindo barreiras que podem impactar milhares de pessoas. Elas pegam uma ideia que aparentemente é um problema, e questiona que tipo de solução resolveria ou facilitaria tal coisa. E fazem isso com empatia, com autenticidade, pensando na experiência do usuário.
Outra forma de autenticidade que cria bastante engajamento é forma com que histórias são contadas. Pessoas se sente atraídas por cases reais, gostam de se identificar, se comover e se emocionar com histórias reais
.
Agora você já sabe que precisa trabalhar a autenticidade. Precisa compreender como os novos consumidores se comportam atualmente:
Socialmente conectados - participam de muitas redes sociais e estão inteirados de tudo que viraliza.
Está sempre buscando recompensas - quanto mais melhor, o que vier agregando o produto e serviço ele acha bom, mesmo que não faça uso.
Gostam de se autopromover - precisam mostrar o tempo todo suas conquista pessoais e profissionais.
Sensíveis a preços - gostam de ver o produto em pequenas parcelas que cabem no bolso, mesmo que pague isso por muito tempo.
Bem informado - estão sempre comparando tudo que pretende consumir. Eles buscam valores, prazo, condições, recomendações e etc.
Atraído por escassez - sempre que o consumidor visualiza um cronometro ou se sente pressionado acaba decidindo mais rápido, pois tem um senso de que não pode perder essa oportunidade.
E aí, já pensou o que vai fazer para atrair os consumidores?
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