Certamente você já ouviu alguém falar: "não sei o que aconteceu, fiz tudo certo e não obtive resultado." A primeira coisa é reconhecer que provavelmente algo está errado, pois se não deu resultado, em algum lugar do processo você errou.
Se você está lendo este artigo certamente é um empreendedor que busca o melhor para o seu negócio e está comprometido em trazer resultados. Então, vamos entender melhor, analisando alguns motivos que geralmente levam o seu marketing ao fracasso:
1- Falta de Planejamento
O Marketing sem planejamento pode ser desastroso. Muitos empresários não valorizam o tempo necessário que se deve gastar e os recursos ideais para empenhar nessa etapa do negócio. Geralmente, os responsáveis pela decisão do negócio tem pressa na entrega, ao mesmo tempo que deseja um resultado surpreendente. Porém, sem planejamento necessário, estará investido recurso em algo fardado ao fracasso. Pouco são os negócios que por sorte dão certo, mas pode ter certeza que a longo prazo será uma catástrofe.
Minha sugestão é que antes de iniciar um negócio, ou desenvolver um novo produto ou serviço, elaborar um plano de negócio bem estruturado.
Deve-se definir claramente os objetivos desse negócio:
Como deseja alcançar esses objetivos? Quem são as pessoas envolvidas? Que recursos vai precisar? Quanto tempo pode levar? Quem vai se interessar por esse negócio? Em que canais vai se apresentar? Tenho a mão de obra necessária? Sei fazer isso, ou preciso contratar alguém que saiba? Que ferramentas são necessárias? Etc...
Só depois de um plano de negócio bem definido conseguirá criar estratégias mais assertivas.
2 - Falta de Clareza ao Definir seu Público ou Persona
O Marketing tradicional está morto, atirar na multidão usando o veículo de massa é perda de tempo. Usar apenas as noções básicas para buscar um público com aspectos gerais não trazem mais resultados.
O mundo mudou e com ele o consumidor, e as estratégias e formas de chegar até essas pessoas também. Hoje você precisa obter o máximo de informação possível para alinhar suas campanhas direcionando diretamente para sua persona. O objetivo é fazer com que cada pessoa que esteja vendo seu anúncio diga para si mesmo, esse anúncio está falando comigo, conhece minha dor e está me dando exatamente o que eu preciso.
Analise bem a sua persona: Onde ela está? Do que ela gosta? Quais são seus hábitos? Que canais de comunicação ela usa? Qual seu sonho? Qual o seu medo? Com quem vive? Que idade possui? Em que é formada? Onde ela trabalha? O que faz nas horas livres?
3- Ausência de Metas Claras e Bem Definidas
Se você não tiver noção e compreensão do que quer atingir com algo, não conseguirá chegar em nenhum lugar. Se você já conhece o seu negócio, já sabe por onde começar, então está na hora de definir quanto quer de retorno, ou seja, quanto acha que vai conseguir? Seja realista e não extrapole em metas inatingíveis, comece devagar, conheça o seu mercado, mensure seus resultados, faça os devidos ajustes e vá adiante, ajustando suas estratégias com os resultados esperados.
A dica é envolva suas equipes no estabelecimento dessas metas, entenda o que elas acham sobre isso, se é real, é bom ouvir quem está lá no dia a dia.
4- Ações Inadequadas
Quando você não define seu planejamento, não tem metas, como chega a conclusão de que aquela ação é melhor que essa?
Não vale dizer que fulano que tem o negócio parecido com o seu faz e deu certo. Ou, que ciclano, está rico porque começou fazer vídeos. Pare agora!
Nenhum negócio é igual ao outro. Analisar a concorrência faz sim parte do planejamento, mas não se esquece que eles estão no mercado a mais tempo que você, e que você precisa se diferenciar. Não pode sair por aí agindo sem saber se vai dar certo. Como já disse, existe sim o fator sorte, mas muitas empresas quebram quando a sorte vai embora e a empresa não sabe inovar e reagir.
5 - Expectativas Exageradas
Muitas pessoas ficam desiludidas com o Marketing, quando descobrem que não existe uma receita de bolo pronta para se obter resultado esperado de forma rápida e gastando pouco.
Primeira coisa que você precisa compreender que o Marketing da sua empresa pode ser excelente, mas se sua equipe de venda não estiver treinada, se seu financeiro não emite cobrança no prazo, se seu setor de logística não entrega o produto e se seu atendimento for desinteressado, o cliente vai chegar, mas certamente não vai ficar.
O Marketing vai agir de acordo com que for solicitado, com o orçamento que for fornecido e com as informações que lhe forem passadas. Não há receita de bolo, o seu mercado vai ser testado, analisado, mensurado e melhorado constantemente, aceite isso e não crie muitas expectativas de início.
6- Impaciência
Fizemos um anúncio e nada aconteceu? Quem já não ouviu isso? Você sabia que é necessário de 7 a 30 "contatos" para realizar uma venda? Pois é, hoje temos inúmeras ferramentas de automação de marketing, funil de venda que vai estabelecendo em que etapa de decisão o seu cliente está e que para cada etapa você precisa fazer uma abordagem diferente. Então, sejamos paciente.
Desistir ou trocar de profissional quando algo não trás resultado rapidamente, não é uma opção. É preciso analisar as etapas e visualizar em métricas se está evoluindo no decorrer do processo.
7- Falta de Conhecimento Necessário
Eis, um dos grandes vilões. O famoso "acha que sabe" ou "conhece alguém que faz barato".
Vamos agir com maturidade e assumir que cada profissional é responsável por um determinado serviço. Ter um conhecimento genérico não fará você ter os mesmos resultados do que um profissional que estudou anos, se aperfeiçoa sempre e está sempre com a mão na massa. Então se não é especialista, não possui recursos saiba que os seus resultados não serão o mesmo dos outros.
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